Seu principal objetivo é gerenciar riscos, avaliar processos e propor soluções eficazes para prevenir acidentes, garantindo a segurança e integridade física dos trabalhadores por meio de um plano de ação estratégico.
Algumas informações sobre osPGR
O que é PGR?
O PGR é o Programa de Gerenciamento de Riscos, assim, quaisquer mudanças no ambiente da empresa, o PGR (documento), sofrerá alteração.
Qual o objetivo do PGR?
O PGR tem por objetivo gerenciar os riscos, avaliar os processos e propor soluções para prevenir acidentes que possam colocar em risco a segurança e integridade física do trabalhador, através de um plano de ação.
Por que é bom para as empresas?
Esse é um documento prevencionista.
O que é Gerenciamento de Riscos Ocupacionais?
O GRO trata de todo conjunto de atividades de gestão, no que diz respeito às empresas na implementação de medidas de prevenção, voltadas à preservação da saúde e integridade física dos colaboradores para cada setor da empresa. Ele deve implementar um PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), e tudo isso, deverá estar integrado com o que está disposto nas Normas Regulamentadoras.
O que pode ser um risco?
Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc.
Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.
Fatores ergonômicos: tudo que possa afetar a integridade física ou mental do colaborador, proporcionando-lhe desconforto ou doença.
Acidentes: acidentes em instalações ou atividades potencialmente perigosas.
Sou mesmo obrigado a fazer?
Todas as empresas, por lei, devem ter um PGR definido por profissionais da segurança do trabalho ou da medicina ocupacional, assegurando que durante o expediente, existem regras estabelecidas para evitar qualquer tipo de acidente.
Vale ressaltar que a NR-01 faz exceção à elaboração de PGR e PCMSO ao Microempreendedor Individual (MEI), a microempresa (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP). No entanto, segundo os ergonomistas, quaisquer funções têm riscos ergonômicos e vale consultar este especialista.