A AET (Análise Ergonômica do Trabalho) está contida na NR-17 e faz parte das ações em saúde e segurança estabelecidas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
O documento é elaborado a partir da análise criteriosa do posto de trabalho e tem como principal finalidade proporcionar maior conforto, segurança e bem-estar ao trabalhador. Avalia mobiliário, iluminamento, ventilação, espaço físico, metodologia de trabalho, postura, aspectos biomecânicos, psicossociais e cognitivos. A partir daí, propõe melhorias relacionadas aos processos, ambiente, conforto e segurança dos colaboradores.
Algumas informações sobre osAET
O que é AET?
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um estudo das condições de trabalho focado na adaptação do ambiente e tarefas às capacidades dos trabalhadores.
Qual o objetivo do AET?
Identificar e minimizar riscos ergonômicos, melhorar a saúde, segurança e conforto dos trabalhadores, além de aumentar a produtividade e cumprir normas legais.
Por que é bom para as empresas?
Reduz acidentes e doenças, aumenta a produtividade, melhora o clima organizacional, cumpre exigências legais e melhora a reputação da empresa.
Quem pode elaborar?
Profissionais qualificados em ergonomia, como ergonomistas, engenheiros de segurança, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Sou mesmo obrigado a fazer?
Sim, a realização da AET é exigida pela Norma Regulamentadora 17 (NR-17) no Brasil, sendo obrigatória para garantir conformidade legal e evitar penalidades.